O Centro Cultural Francisco José de Santana e suas ações no ano de 2013

29/12/2013 23:45
O Centro Cultural Francisco José de Santana, foi inaugurado no dia 21 de agosto de 2013, às 20h00min, no segundo dia de festa que estava sendo realizada em comemoração aos 408 anos de Colonização de Guamaré - RN. O mesmo fica localizado na Rua Professor João Batista Nº. 227 - Centro.

 

A solenidade de inauguração foi presidida pelo Excelentíssimo Prefeito Hélio Willamy de Miranda, estando presente também a Secretária Municipal de Educação e Cultura Iracema Morais, o Secretário Municipal de Turismo Wellington Paim, o Secretário Municipal de Administração Jefferson Miranda, o Secretário de Capacitação Mário de Lucila, o homenageado da noite Francisco José de Santana (Chico de Isabel) e um grande número de moradores do município.

 

O Centro Cultural Francisco José de Santana recebeu este nome em homenagem ao pioneiro das festas tradicionais e criador dos primeiros blocos carnavalescos em Guamaré, o senhor Francisco José de Santana, ou simplesmente, Chico de Isabel como é mais conhecido.

 

A homenagem foi prestada a Chico de Isabel enquanto o mesmo ainda vive, para que saiba o valor cultural que o mesmo representa para o município, em função do seu pioneirismo e amor pela arte e a cultura Guamareense.

 

AS AÇÕES DO CCFJS

Durante este período, desde o momento de sua inauguração até o final do ano de 2013, o CCFJS manteve suas portas abertas recebendo visitantes locais e de outros municípios, como também fez apresentações culturais em outras cidades, representando assim a cultura guamareense.
 
01. Participação na Festa de 408 Anos da Colonização de Guamaré
O Centro Cultural Francisco José de Santana teve uma participação ativa durante todos os quatro dias de festejos, com as apresentações do Grupo Tamanco de Pau contando a história de Guamaré, com a apresentação do Boi de Reis, do Pastoril, Dança do Araruna e do Coco de Roda.
 
02. Apresentação Cultural em Baía Formosa (24.10.2013)
O Centro Cultural Francisco José de Santana foi convidado pela Secretaria de Educação e Cultura de Baía Formosa para participar das festividades da 5ª MOSTRA CULTURAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, que desenvolveu a temática “Os Municípios do Rio Grande do Norte em seus aspectos econômicos, político, cultural e social”, e Guamaré foi muito bem representado pelo Grupo de Dança e Teatro Tamanco de Pau que sob a direção da Coordenadora Cultural Maria Santos, contou a história do nosso município através da arte cênica.
 
03. Visita do Colégio Universitário de Caicó / Caicó - RN (13.11.2013)
Alunos do CUCA visitaram a nossa cidade e em sua passagem pelo Centro Cultural, ficaram maravilhados com a história e a cultura de Guamaré que foi relatada de forma oral, textual e fotográfica pelos coordenadores do CCFJS, tendo uma ótima aula de campo.
 
04. Visita da Escola Estadual Rosa Pignatari / Nova Cruz – RN (22.11.2013)
Além da visita ao Centro Cultural, os alunos da Escola Estadual Rosa Pignatari ficaram maravilhados com as nossas belezas naturais e a nossa história que lhes foi contada sobre a colonização do município.
 
05. Apresentação do Grupo Tamanco de Pau no Centro Pastoral / Guamaré – RN (06.12.2013)
O Grupo Tamanco de Pau apresentou duas peças teatrais “O Sofrimento de Uma Mãe” e “A Filha Que Bateu na Mãe e Virou Cadela”, no Centro Pastoral durante as comemorações da semana dedicada à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
 
06. Visita dos Alunos do EJA da Escola Municipal Prof.ª Francisca Freire de Miranda / Guamaré – RN (10.12.2013)
A visita dos alunos do EJA da Escola Francisca Freire, foi muito divertida e proveitosa em termos de aprendizagem para os mesmos, pois apesar de serem guamareenses desconheciam parte da história do município, o que foi explicado através de perguntas e respostas, como através das fotografias antigas do nosso acervo.
 
ACERVO DO CCFJS
O Centro Cultural Francisco José de Santana conta com um acervo de grande valor histórico através de fotografias, vídeos e textos, retrato personalizado, além de exposição de material pertencente a grupos folclóricos, exposição de artes plásticas e uma viagem no tempo em que os antigos habitantes viviam em residências feitas de taipa com piso de chão batido, uma exibição de como era a vida antigamente em nosso município, isso tudo em uma visita a Casa de Taipa Isabel Valentim de Santana.
 
VISITAS
O Centro Cultural funciona de Segunda a Sexta Feira nos horários: Manhã = Das 08h00 às 11h00 e a Tarde = Das 14h00 às 17h00 e qualquer pessoa, entidades ou escolas que desejem fazer uma visita ao centro cultural fora desses horários descritos, devem agendar com antecedência com Gonzaga Filho (9810-5984) ou Maria Santos (9611-0323), que faremos a reserva de horário e estaremos a postos para receber a todos da maneira mais agradável possível.
 
ACESSEM O NOSSO SITE E FAÇA CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO NOSSO E-MAIL OU ATRAVÉS DOS NOSSOS COORDENADORES.
 
SITE: http://cecultuci.wix.com/centroculturalgmr
 
E-MAIL:cecultuci@hotmail.com