Na Sexta Feira (11/10) Aconteceu o I Encontro dos Escritores Guamareenses

04/01/2014 17:14

O evento foi aberto com bastante competência, pela professora / cerimonialista Giovânia Marinho, e a partir dai o I Encontro de Escritores Guamareenses foi um verdadeiro turbilhão de emoções. Houve lágrimas e voz embargada durante o evento.

 

A emoção tomou conta dos participantes desde o início, quando se deu a leitura da biografia de cada escritor. A mediadora Maria Alzeneide com uma entonação de voz perfeita leu a biografia de cada autor e fez aflorar a emoção em cada um daqueles que já estão acostumados com a emoção que a poesia lhe passa. Era simplesmente visível esta emoção.

 

Um ambiente perfeito, a Biblioteca Tereza Vieira de Melo serviu de palco em um desfile de emoções. Ao ler as suas poesias, ficava impregnado no ar o sentimento de cada escritor no momento em que escrevia aquele texto poético. A poetisa Iruvane Miranda emocionou-se e emocionou os seus companheiros de mesa, como também a plateia, com sua belíssima poesia “Pontes Infinitas”... Simplesmente maravilhosa.

 

A Historiadora/Pesquisadora e poeta Samara Gadelha, emocionou a todos com um belo texto poético e suas explanações feitas de forma inteligente a cada pergunta que era feita pelos mediadores.

 

Como sempre o Poeta Cordelista Francisco de Bethânia deu o seu show. Acompanhado pela viola maravilhosa do músico Arcésio Andrade, maravilhou a todos com um cordel de sua autoria em que homenageava aquele momento vivido por nós, lembrando-se de cada escritor presente e agradecendo a equipe pedagógica do município, pela ocorrência daquele evento literário.

 

Gonzaga Filho respondeu perguntas feitas pelos mediadores e pela plateia. Leu uma das suas poesias: “Expulso do Meu Eu”, com a voz embargada e a emoção a lhe tomar conta do peito. Gonzaga Filho é autor de 10 Livros, mas somente com 5 livros publicados até agora, mas prometendo mais 2 livros publicados até o mês de dezembro.

 

Os mediadores Músico e Professor Arcésio Andrade e a professora de língua portuguesa Maria Alzeneide foram de uma competência extrema, fazendo perguntas inteligentes e dando a oportunidade a todos os autores a emitirem as suas opiniões.

 

O I Encontro de Escritores Guamareenses foi um verdadeiro sucesso, dentro da I Semana Municipal Literária: “Por Uma Guamaré Mais Leitora". Um belíssimo trabalho realizado pela equipe do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura, com a competência da Secretária Adjunta Rita Anjos, a equipe formada por Dalva Santos, Ana Borges, Ana Cristina e Gildete Cunha foi de uma competência incomparável.

 

Toda equipe que faz a Biblioteca Tereza Vieira de Melo, também está de parabéns pelo trabalho desenvolvido na organização e na receptividade existente ao acolher em suas dependências um evento de extrema importância para os escritores guamareenses, sem falar no chá literário que foi servido, um verdadeiro manjar dos deuses.

 

Uma plateia seleta, formada por pessoas bonitas e inteligentes e que fez a honra aos escritores de Guamaré também merece os nossos agradecimentos. Somente temos que agradecer a presença de todos.

 

Que venham outros eventos deste porte para valorizar a nossa literatura, que venhamos no futuro criar concursos literários para descobrirmos novos talentos em nosso município e que estes escritores que exaltam o nome de Guamaré em verso e prosa, sejam reconhecidos por todos os guamareenses e que tenham os seus livros nas prateleiras das bibliotecas, para servir de fonte de pesquisa para todos que amam a literatura, em especial os alunos da rede pública.

 

É a Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura resgatando a cultura do nosso município, valorizando os artistas, os talentos guamareenses.