Gonzaga Filho

Escritor  -  Artista Plástico  -  Radialista  -  Blogueiro
Luiz Gonzaga de Oliveira Filho, nasceu no município de Guamaré - RN em 21 de Outubro de 1957. Vem de família simples, de origem pobre, mas bastante conhecida na região. Seus avós maternos, José Rufino de Miranda e Ana Alves de Miranda eram de Mangue Seco, distrito de Guamaré...
Filho de Luiz Gonzaga de Oliveira (Macau-RN) e Maria Alves de Oliveira (Guamaré - RN), aos dois anos de idade, perdeu o pai em um acidente no navio "Comandante Martíni , onde trabalhava como estivador em 01 de Outubro de 1959.
Logo cedo, aos nove anos de idade mudou-se para Natal onde começou a trabalhar para ajudar no sustento de sua mãe e das duas irmãs. Desde pequeno exerceu várias profissões, como engraxate, vendedor de balas, vendedor de picolé, auxiliou os pescadores no Canto do Mangue, trabalhou como jornaleiro, Office boy e mesmo com muitas dificuldades, continuava a estudar, até que chegasse a maioridade e fosse servir as Forças Armadas.

Logo depois surgiu a oportunidade de ir para a Marinha Mercante, entrou na Fronape - Petrobras em 1979, onde teve oportunidade de conhecer vários países e toda costa brasileira. Depois vieram outras tantas companhias marítimas, onde trabalhava na área das plataformas de petróleo (Off-Shore) em companhias estrangeiras como a Artur Levy, OSA, Smith Lloyd, Pan Marine, Maersk.
Ao afastar-se do serviço marítimo, por motivo de saúde, foi que descobriu a arte por mero acaso... Estando em estado depressivo, comprou telas, pincéis e tintas e passou a rabiscar uma visão de um desenho abstrato e daí surgiu a sua primeira tela “O Clone".    
 
Houve elogios e desestímulos, críticas negativas e construtivas, mas mesmo assim ele passava o tempo pintando e escrevendo poesias...
Toda essa criação era encarada por ele como um simples hobbie, nunca teve a pretensão de ser escritor ou artista plástico. Ele dizia que ninguém o podia criticar, pois ele pintava aquilo que não existia e como era ele quem criava, era propriedade sua e que iria continuar pintando como já vinha fazendo, com as cores dos sentimentos na tela de sua própria alma.

Hoje afastado de suas funções marítimas, voltou a morar em sua cidade natal Guamaré, onde desfruta de muita paz e tranquilidade em sua casa no Conjunto Vila Maria, de onde diz que nunca mais sairá. O que demonstra o amor que sente pelas suas origens.
 
 

Você pode destacar informações importantes ou anúncios em textos como este.

História do projeto

“Ao criar este site, a minha única intenção era a de que as pessoas pudessem conhecer o meu trabalho, tanto na parte literária, como nas artes plásticas e na comunicação que adoro fazer, tanto comunicando no rádio ou escrevendo os meus blogs...



Gostaria que através deste site, as pessoas também pudessem conhecer a história da minha cidade e pudessem ver através das fotografias postadas, a beleza natural dos rios, dunas e manguezais que circundam o nosso município...”

 

Gonzaga Filho